Seguidores

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A VIDA DE COSME E DAMIÃO- Atualizado.



Foi numa tarde bem bonita do dia 27 de setembro, que Leandro recebeu a visita do seu amigo Juninho. Ele veio convida-lo para juntos apanharem saquinhos de doces de “Cosme e Damião”.

- Juninho, você sabe que eu gosto de sair com você, mas, pegar doces de Cosme e Damião, eu não vou.

- Ué, você tem alguma coisa contra Cosme e Damião?

- Bem, é claro que não! Eles eram seguidores de Jesus Cristo, assim como eu sou. Você sabia Juninho?

- Pra falar a verdade, não.

- Então posso contar só um pouco da vida deles?

- Claro que sim, você me deixou curioso. Pode contar!

- Eles nasceram na Arábia no terceiro século depois de Cristo, eram gêmeos e seus pais eram crentes em Jesus. Quando cresceram, foram estudar num lugar chamado Síria, e lá se tornaram médicos. Mas eles tinham um apelido muito interessante: “ANARGIROS”.

- O que isto significa?

- Quer dizer, “INIMIGOS DO DINHEIRO”, pois eles não cobravam nada, nenhum centavo pelo trabalho deles.

- Já que eles trabalhavam de graça, começaram a ser conhecidos atraindo assim muita gente para ouvir a mensagem que eles pregavam sobre o Salvador Jesus Cristo, nosso Senhor.

Tem mais!

Havia um homem muito mau que odiava os que eram cristãos.
O nome dele era Diocleciano, imperador romano.
Esse homem perverso, mandou para a cidade de Egéia, aonde estavam Cosme e Damião, um representante de nome Lísias. Então, sob o comando dele, começaram a torturar Cosme e Damião. Finalmente, depois de tortura-los... cortaram suas cabeças. Desse modo eles foram mortos no ano 283 depois de Cristo.


- Que coisa triste!

Mas, eles foram mortos só porque trabalhavam de graça como médicos?

- Não, Juninho, não foi isso. O motivo foi outro! Vou lhe contar:

Diocleciano, o Imperador Romano, odiava os cristãos porque eles eram fiéis a Jesus Cristo e não adoravam os ídolos fabricados por mãos humanas. Lísias mandou que eles adorassem ou se ajoelhassem diante diante de algumas imagens. Porém como seguidores de Jesus, nunca poderiam fazer isso.
A Bíblia diz:
"Não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás, porque eu o Senhor teu deus, sou Deus zeloso...” Êxodo 20:4-5.
Foi então por obedecerem as ordens de Deus e não se encurvarem ou rezarem às imagens que eles morreram.

- Agora eu fiquei confuso, Leandro.

- Por que Juninho?

- É que lá em casa tem IMAGENS de São Cosme e São Damião. E minha mãe sempre ensina a gente a rezar pedindo a proteção a eles.

- E você acha que isso é certo? Você acha que Cosme e Damião se ajoelhariam ou rezariam para uma imagem pedindo proteção ou ajuda?

- Eu acho que não! Eles morreram justamente por não fazer o que eu e minha família fazemos.

- Como você acha que eles se sentiriam vendo vocês fazendo isso?

- Acho que ficariam tristes.

- E quem mais ficaria triste?

- Será que JESUS CRISTO também ficaria triste!?

- Isso mesmo Juninho!

Pois foi Jesus quem falou:
“Eu sou o caminho e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao pai, senão por mim.” (João 14:6)
Portanto não adianta pedir nada a Cosme e Damião, a São João, São Paulo, Santa Maria ou outro “santo” qualquer.
Devemos buscar somente a JESUS, o FILHO DE DEUS.
Foi Ele que morreu por nós numa cruz, ressuscitou ao terceiro dia e hoje roga a DEUS por nós. ( I Timóteo 2:5; I João 2:1)

- Isso quer dizer que comer doces de Cosme e Damião está errado?

- Bem, Juninho, gosto muito de doce. Se eu quiser comer, compro um. Eu não como os doces de Cosme e Damião, porque quem distribui doces nesse dia faz isso porque fez promessas a eles.

E você sabia que esses doces são oferecidos aos “santos”, em algum terreiro de macumba ou centro espírita como pagamento de promessas?
E se eu comer estarei apoiando e concordando com o erro deles.

A Bíblia diz que não pode haver amizade entre luz e escuridão, nem entre Jesus e o diabo. (II Coríntios 6:14-16)
E, a Bíblia diz mais:
“DEUS É LUZ E NELE NÃO HÁ TREVAS NENHUMA”.
Além disso, esses que parecem ser “santos” nos terreiros ou centros, são na realidade demônios (ajudantes do diabo) que estão enganando tais pessoas. (I Coríntios 10:19-21)

Viu, porque não como os doces, balas e salgados de Cosme e Damião?

Pois a Bíblia diz em Romanos 10:11 que aquele que crê em JESUS nunca fica confundido ou em dúvidas nesse assunto.

- Agora entendi! Não vou mais atrás desses doces. Gostei da verdadeira história de Cosme e Damião, e quero saber mais de Jesus.

- Que bom você tomar esta decisão agora !

- Conte-me Leandro, onde você conseguiu estas informações?

- Minha mãe fez a pesquisa na Enciclopédia Universal Ilustrada Europeo-Americana (Volume 15, págs. 1140-1142).

- Que bom! Mas o melhor foi saber que Jesus é o Filho de Deus, amigo das crianças e Salvador dos que crêem nele.



Fonte:  Blog do Pastor Fabrício Vallladares.

Meus Comentários:

O nosso Deus é maravilhoso, por isso Ele nos deu o livre arbítrio. Cada um tem o direito de seguir o que quiser e acreditar no que bem entender. Não estou aqui para desrespeitar qualquer religião ou crença. O que faço aqui é colocar o que hoje eu estudo e entendo.
Acredito na Bíblia, acredito que ela é a Palavra de Deus. Acredito em Jesus Cristo como o único mediador entre Deus e os homens.
Devemos sim, seguir o exemplo dos santos, ter uma vida santificada, mas não adorá-los. Devemos adorar somente a Deus.

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo." (1Timóteo 2:5,6)

Você é quem escolhe entre a salvação e a perdição.




4 comentários:

  1. Oi, sigo seu blog a algum tempo, mas acho que só comentei uma vez. Porém, após ler esse post, tive vontade de comentar.
    Achei muito legal a história de Cosme Damião, realmente não conhecia. Porém, me desculpe, mas não concordo. Eu dou doces a anos e nunca os ofereci a santo algum. Sou católica e não frequento nenhum terreiro, embora respeite muito a crença dos outros. Dou doces pq acho linda a "festa" que as crianças fazem, adoro a alegria delas nas ruas. Moro em uma vila grande e peguei doces minha infância inteiro e hj tenho um filho, ainda bebê, e quando ele crescer quero poder pegar doces com ele. Se esses doces fizessem mal, no mínimo estaria torta em cima de uma cama, pq já comi muitos. E graças a Deus estou ótima, pq a Ele sim, eu Adoro! Acho generalista afirmar que todos oferecem a santos. Eu simplesmente compro os doces, os coloco em saquinhos e dou, por diversão, pq gosto e por tradição. Acho que é uma cultura, sem falar que terreiro de macumba, como citado no texto, tb é uma cultura africana a qual respeito muito.
    Desculpa por discordar.
    Bjs e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia! Obrigada pelo comentário. Não há problema algum em discordar, acho realmente que o texto está generalizando e colocarei meu parecer. Não tenho o intuito de desrespeitar qualquer religião, me perdoe se te passei isso. Eu mesma fui batizada, fiz primeira comunhão e frequentei e muito a igreja católica, e como você peguei muitos doces de cosme e damião. Minha Mãe dava doces também e não oferecia a santos em terreiro de macumba, mas muita gente faz, ela seguia a tradição e gostava muito como vc de ver a alegria das crianças.
    Hoje o que eu entendo e quero passar, é que devemos sim seguir o exemplo dos santos, ter uma vida santificada, mas não adorá-los, pois o único mediador entre Deus e os homens é Jesus Cristo (Ver 1 Timóteo 2:5).
    Seu filho é lindo! Que Deus abençoe tua vida e de sua família.
    Tentei comentar no teu blog, mas não consegui.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lú, vim aqui pq tinha certeza que vc iria responder meu comentário.
    Concordo plenamente com vc que somente devemos adorar a Deus. A única coisa que discordo é quando o texto fala em não comer doce por ser promessas, ou oferecidos a santos. Eu não faço isso, e conheço muita gente que como eu não faz. Assim como tb conheço muita gente que faz e por isso falei que respeito, pq tb é a cultura e crença de quem o faz.
    Porém, quando digo que a mim não fez/faz mal, é pq acredito acima de tudo em Deus e sei que tudo que acontece comigo é com a permissão Dele. Por isso, pra mim doce não é problema, pq "quando Deus quer, não há quem não queira".
    E não me ofendi com seu texto não, somente expressei minha opinião. Espero tb que vc não tenha ficado chateada com o que escrevi.
    Obrigada pelo elogio ao meu filhote. Ele é a razão da minha vida! Meu blog está "privado" pq não tenho postado nele por pura falta de tempo... mas continuo seguindo todos que sempre segui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia! Claro que não fiquei chateada. E te digo que fico muito feliz por você expressar sua opinião, só temos a crescer com isso.
    Volte sempre, ficarei muito feliz com teus comentários e tua presença por aqui.
    Deus te abençoe.
    Bjos, Lú.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin